terça-feira, 20 de outubro de 2009

Coleção: E-books Ministério da Saúde - Anvisa


Publicações

Série Tecnologia em Serviços de Saúde

Estão disponíveis para consulta os títulos da Série Tecnologia em Serviços de Saúde. Esta Série visa propiciar aos profissionais da área instrumentos práticos para o gerenciamento de riscos sanitários, contribuindo para o desenvolvimento de ações seguras e para o acesso de informações atualizadas.

Conceitua-se, fundamentalmente, em razão das inovações tecnológicas produzidas pela inteligência humana, que, embora signifiquem avanços, podem também gerar riscos à saúde, quando não gerenciadas de maneira adequada. Entende-se, assim, que a qualidade do atendimento à população está intrinsecamente relacionada à monitoração desses riscos e à sua minoração, o que requer, cada vez mais, instrumentação técnica e padronizada.

A área de Serviços de Saúde da Anvisa espera que esta Série possa efetivamente contribuir com o incessante processo de construção de um sistema de saúde seguro e de qualidade.

Processamento de Roupas de Serviços de Saúde




A publicação foi elaborada em parceria com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH-BR) e traz orientações referentes às atividades envolvidas no processamento do leite humano ordenhado.




Orienta passo a passo a execução das diferentes etapas do Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).





Trata da organização em serviços odontológicos. Aborda tópicos como infra-estrutura, riscos ocupacionais, gerenciamento de resíduos, controle de infecção e doenças transmissíveis, entre outros.







Publicação conjunta da Anvisa com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Destina-se à difusão de conceitos, normas, cuidados, procedimentos e legislação em vigor, aplicáveis tanto à organização das unidades de saúde em que transcorrem os atendimentos pediátricos, como às peculiaridades da prática profissional apropriada à faixa etária correspondente






Radiodiagnóstico Médico: Segurança e Desempenho de Equipamentos (PDF)

O livro descreve um conjunto mínimo de testes para avaliação da qualidade dos equipamentos de radiodiagnóstico médico e para verificação da segurança dos ambientes em que estão instalados.





0 comentários: